AS ATIVIDADES CIRCENSES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: Uma análise das ementas
Palavras-chave:
Currículo. Disciplina. Instituições de Ensino Superior (IES).Resumo
O objetivo desse artigo é analisar os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Ensino Superior de Licenciatura em Educação Física sobre a disciplina de Atividades Circenses. O método empregado foi análise documental (SÁ-SILVA, ALMEIDA e GUIDANI, 2009), os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), foram utilizados dados numéricos e análise estatística descritiva e análise de documentos institucionais. O levantamento da coleta dos dados foi feito por meio de consulta ao site http://emec.mec.gov.br. , contato via e-mail para solicitação do material, que serão incluídas para análise todos os currículos e projetos pedagógicos das universidades públicas do Brasil. Durante as buscas foram encontradas 114 instituições de licenciatura em Educação Física, das quais nove instituições ofertam a disciplina Atividades Circenses ou disciplinas correlatas. A disciplina tem ganhado espaço, porém o número de instituições em que a mesma está inserida nos seus currículos se encontra em pouca quantidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).