UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA PARA UM PROFESSOR INICIANTE NO ENSINO DE LUTAS

Autores

  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Ivanildo Alves Lima da Silva Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • João Gabriel Eugênio de Araújo IFPE
  • Marcelo Moreira Antunes UFF
  • Walter Roberto Correia Usp

Palavras-chave:

Lutas; Assessoria pedagógica; Formação continuada.

Resumo

O presente estudo analisou a aplicação de material pedagógico para o ensino das lutas através de uma assessoria pedagógica. O estudo se caracteriza como qualitativo utilizando o método de pesquisa-ação para a sua realização. Um professor de educação física e sua turma de 25 alunos foram acompanhados durante um trimestre letivo. Entrevistas, questionários e registros de campo compuseram os instrumentos de coleta de dados. A aplicação do material didático proposto facilitou a aproximação do professor com o conteúdo lutas, apesar de sua pouca experiência com o tema. Percebeu-se que materiais didáticos unidos à formação continuada e o apoio da assessoria pedagógica auxiliam qualitativamente a prática pedagógica de professores na educação básica.

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Publicado

23/12/2021