EXPERIÊNCIAS COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
O PODCAST COMO RECURSO DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as concepções de alunos do nono ano do ensino fundamental envolvidos numa proposta didático-pedagógica, o Projeto “Leitores que formam leitores”, que buscou incentivar e potencializar as práticas de leitura por meio das tecnologias digitais, em especial o podcast, e da aprendizagem baseada em projetos. O método utilizado foi o da pesquisa-ação, de cunho qualitativo e interpretativista, sustentado na etnometodologia. A fundamentação teórica foi construída com base em Andruetto (2017), Coscarelli (2016), Dewey (1979), Freire (2005), Moran (2018), Miccoli (2014), Petit (2008) e Rojo (2012). Os resultados mostram que a aprendizagem baseada em projetos, aliada ao uso das tecnologias digitais, propiciaram experiências motivadoras para a formação de leitores e contribuíram para a construção de concepções positivas sobre o ato de ler.