PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA A PROMOÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ESCOLA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de construção de um projeto de intervenção na escola para promover o cuidado em saúde mental. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, do tipo Relato de Experiência. O projeto de intervenção foi desenvolvido nas turmas de 1º ano do Ensino Médio na EEEP Antônio Mota Filho – Tamboril. Inicialmente, foi realizado um levantamento para identificar a presença de transtornos mentais comuns nos estudantes. Para isso, foram aplicados dois inventários das Escalas Beck: o Inventário de Depressão Beck e o Inventário de Ansiedade Beck. A partir desses dados, foi construído um projeto de intervenção, em parceria com a comunidade escolar, para promoção da saúde mental na escola. As atividades do projeto foram: encaminhamento dos casos mais graves para o CAPS; formação sobre saúde mental com os professores diretores de turma; criação da sala de acolhimento; práticas de meditação e mindfulness em sala de aula e no período do intervalo com professores e alunos; campanha do Setembro Amarelo; grupo de promoção da saúde mental; e grupo terapêutico de saúde mental. Com a implementação desse projeto, percebeu-se a diminuição das queixas de saúde mental dos alunos, melhoria das relações interpessoais e fortalecimento do vínculo entre alunos e escola.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em 21 ago. 2020.
BRUNOZI, N. A. et al. Grupo terapêutico em saúde mental: percepção de usuários na atenção básica. Rev. Gaúcha de Enferm., v. 40, p. 1-9, 2019.
CUNHA, J. A. Manual da versão em português das Escalas Beck. Jurema Alcides Cunha. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.
EMERSON, Lisa-Marie et al. Teaching Mindfulness to Teachers: a Systematic Review And Narrative Synthesis. Mindfulness, v. 8, p. 1136-1149, 2017.
ENCYCLOPEDIA BRITANNICA. Britannica Academic. Adolescence. 6 Mar. 2018. Disponível em: academic-eb-britannica.ez76.periodicos.capes.gov.br/levels/collegiate/article/adolescence/3766. Acesso em: 23 nov. 2018.
GERMAIN, F.; MARCOTTE, D. Sintomas de depressão e ansiedade na transição do ensino secundário ao ensino médio: evolução e fatores influentes. Adolesc. Saude, Rio de Janeiro, v.13, n. 1, Jan/mar, p. 19-28, 2016.
HARRYS, Alexis R. et al. Promoting Stress Management and Wellbeing in Educators: Feasibility and Efficacy of a School-Based Yoga and Mindfulness Intervention. Mindfulness, v. 7, p. 143–154, 2016.
MARIN, Angela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 13, n. 2, p. 92-103, 2017.
PARENTE, J.R.F. Planejamento participativo em saúde. S A N A R E, Sobral, v.10, n.1, p.54-61, 2011.
RUZEK, Eric A. et al. How teacher emotional support motivates students: The mediating roles of perceived peer relatedness, autonomy support, and competence. Learning and Instruction, v. 42, p. 95-103, 2016.
SALERNO, J. P. Effectiveness of Universal School‐Based Mental Health Awareness Programs Among Youth in the United States: A Systematic Review. Journal of school health, v. 86, n. 12, p. 922-931, 2016.
SANTOS, Maristela Volpe et al. Competências Socioemocionais: Análise da Produção Científica Nacional e Internacional. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 11, n. 1, p. 4-10, 2018.
SECCO, A. C. Os grupos de promoção da saúde como dispositivos de cuidado na atenção básica. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
SOUZA, L. B.; PANÚNCIO-PINTO, M. P.; FIORATI, R. C. Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação. Cad. Bras. Ter. Ocup., v. 27, n. 2, p. 251-269, 2019.
STEINMAYR, R. et al. Subjective Well-Being, Test Anxiety, Academic Achievement: Testing for Reciprocal Effects. Frontiers in Psychology, v. 6, p. 1-13, 2016.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental health Atlas. Genebra: WHO, 2017. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272735/9789241514019-eng.pdf?ua=1. Acesso em: 23 nov. 2019.