A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL COMO POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE QUALIDADE

  • ANTONIO JOCELI ARAUJO SEDUC-CE
Palavras-chave: Ensino médio. Tempo Integral. Formação Integral. Qualidade do Ensino.

Resumo

Este texto traz o percurso histórico da educação em tempo integral no Brasil e no Ceará. Também apresenta aspectos relevantes da política de ensino médio em tempo integral a partir de pesquisa de campo realizada por Araújo (2020) na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Valdo de Vasconcelos Rios, cidade de Itarema-CE. A pesquisa centra-se na possibilidade da EEMTI  cumprir duas premissas: a oferta da educação integral quanto o desenvolvimento das múltiplas dimensões e a melhoria da qualidade do ensino, conforme propõe o documento orientador da política no estado, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei nº 13.415/2017 que instituiu a Política de Fomento à Implementação das EEMTI.  No âmbito do Estado do Ceará, o Plano Estadual de Educação (PEE), criado pela Lei nº 16.025/2016 e a Lei nº 16.287/2017 que instituiu o ensino médio em tempo integral também impulsionam o surgimento e a ampliação das EEMTI na rede de ensino. Os dados apresentados ratificam a efetividade dessa política a partir das percepções dos estudantes e a melhoria dos indicadores educacionais, atestada pelas avaliações externas.

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Referências

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Publicado
19/08/2021