AUXILIAR PROFESSOR DIRETOR DE TURMA:
ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as principais contribuições da inserção do Auxiliar do Professor Diretor de Turma - APDT, no fortalecimento da política educativa do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT no contexto escolar da EEEP Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, localizada no município de Pereiro-CE, em tempos de pandemia. Para tanto, estruturou-se essa investigação por meio de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários. De acordo com os achados da pesquisa, nota-se que a inserção deste novo ator na política educativa em foco, surgiu mediante uma adaptação do PPDT pelo núcleo gestor da escola pesquisada. Podemos inferir que esses novos atores vêm contribuindo para que os estudantes não faltem às aulas remotas, não abandonem a escola no período de pandemia, bem como promovem o estabelecimento de vínculos entre discentes e docentes. Assim, espera-se que esse trabalho possa suscitar novas discussões sobre essa temática, além de incentivar outras escolas a adotarem essa estratégia de fortalecimento da política do PPDT no âmbito escolar.