A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA EM CLARA DOS ANJOS
Palavras-chave:
Condição. Mulher. Negra. Clara.Resumo
O artigo intitulado A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA EM CLARA DOS ANJOS propõe um estudo sobre o texto literário a partir da análise do romance Clara dos Anjos de Lima Barreto, autor consagrado da literatura brasileira. Na busca pela motivação da leitura crítica dos discentes do ensino médio, o ambiente de aprendizagem da biblioteca escolar objetiva abordar um tema pertinente ao cotidiano do aluno, a condição da mulher negra na contemporaneidade. Seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) para o Ensino Médio, a fim de contextualizar informações através da leitura do clássico da literatura, outras semioses presentes em outros domínios discursivos também serão estudadas, com o firme propósito de despertar o interesse do aluno para a análise e reflexão da sociedade contemporânea da qual faz parte. Partindo das ideias de Bakhtin (1986, 2003), do educador Saviani (2013) e adotando como fundamento metodológico o plano docente de Gasparin (2015), o texto tem como proposta o desenvolvimento de ações pedagógicas, divididas em cinco etapas, nas quais serão analisados o conteúdo temático e o propósito comunicativo dos textos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).