BLOG ESCOLAR GAZETA BILÍNGUE:
novas tecnologias aliadas à educação bilíngue
Resumo
O uso das novas tecnologias na escola é caracterizado pelo desenvolvimento de projetos atrativos e inovadores. Para tanto, é preciso que os alunos tenham acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aliadas à interdisciplinaridade. Um modo eficiente de incentivá-los no processo de ensino-aprendizagem é a produção de um blog escolar bilíngue sob orientação e supervisão docente. O projeto surgiu com a necessidade de uma ferramenta de acessibilidade e inclusão na escola, tendo como objetivo aliar o uso das novas tecnologias à educação bilíngue, despertando o interesse pela pesquisa, a capacidade de pensamento crítico e consciente, construindo um espaço coletivo de comunicação virtual entre a comunidade escolar e promovendo atitudes de interação e colaboração. Realiza-se por meio de pesquisa on-line e produção textual, de entrevistas e gravações de vídeos sinalizados. A execução desse projeto promoveu melhora no desenvolvimento da competência linguística na Libras e na Língua Portuguesa, aumento da autoestima, senso de responsabilidade, de pertencimento e valorização da comunidade surda, maior interação, autonomia, colaboração e proximidade com os outros atores da comunidade escolar. Concluímos com essa experiência a relevância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação bilíngue, pois promove a prática do respeito, da colaboração e melhora no aprendizado.
Palavras-chave: Novas Tecnologias. Educação Bilíngue. Inclusão. Acessibilidade. Desenvolvimento.
The use of the new technologies in the school is characterized by the development of attractive and innovative projects. For that it is necessary that students have access to Digital Technologies of Information and Communication combined with interdisciplinarity. An efficient way to encourage them in the teaching-learning process is the production of a bilingual school blog under teacher guidance and supervision. The Project came up with the need for an accessibility and inclusion tool in the school, awakening interest in research, the capacity for critical and conscious thinking, building a collective space for virtual communication between the school community and promoting attitudes of interaction and collaboration. It takes place through online research and textual production, through interviews and recorded video recordings. The execution of this project promoted an improvement in the development of linguistic competence in Brazilian sign language (Libras) and the Portuguese language, increased self-esteem, sense of responsibility, belonging and appreciation of the deaf community, greater interaction, autonomy, collaboration and closeness with other actors in the school community. We concluded with this experience the relevance of using Digital Information and Communication Technologies in bilingual education, as it promotes the practice of respect, collaboration and improvement in learning
Keywords: New Technologies. Bilingual Education. Inclusion. Accessibility. Development.
El uso de nuevas tecnologías en la escuela se caracteriza por el desarrollo de proyectos atractivos e innovadores. Por tanto, es necesario que los estudiantes tengan acceso a las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación combinadas con la interdisciplinariedad. Una forma eficaz de animarlos en el proceso de enseñanza-aprendizaje es producir un blog escolar bilingüe bajo la guía y supervisión de los profesores. El proyecto surge con la necesidad de una herramienta de accesibilidad e inclusión en la escuela, con el objetivo de combinar el uso de las nuevas tecnologías con la educación bilingüe, despertando el interés por la investigación, la capacidad de pensamiento crítico y consciente, construyendo un espacio colectivo para la comunicación virtual. Entre la comunidad escolar y promoviendo actitudes de interacción y colaboración. Se lleva a cabo a través de la investigación en línea y la producción de textos, a través de entrevistas y grabaciones de video. La ejecución de este proyecto promovió una mejora en el desarrollo de la competencia lingüística en
Lenguaje de señas brasileño (Libras) y el idioma portugués, aumento de la autoestima, sentido de responsabilidad, pertenencia y aprecio de la comunidad sorda, mayor interacción, autonomía, colaboración y cercanía con otros actores de la comunidad escolar. Con esta experiencia concluimos la relevancia del uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digitales en la educación bilingüe, ya que promueve la práctica del respeto, la colaboración y la mejora en el aprendizaje.
Palabras-clave - Nuevas tecnologías. Educación Bilingüe. Inclusión. Accesibilidad. Desarrollo.
Downloads
Referências
MIRA, Marília. ; ROMANOWSKI, Joana Paulim. Tecnicismo, Neotecnicismo e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. EDUCERE/PUCPR. Paraná, 2009.
SANTOS, Edméa. A Cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos, In: FONTOURA, Helena Amaral as; SILVA, Marco (Orgs). Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias: desafios à Pós-Graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPED Nacional, 2011, p.75-98.
SENA, Fábia Sousa de. ; MELO, Manoel Alves Tavares de. A contribuição das tecnologias digitais no processo de letramento do aluno surdo. In: Seminário de Educação e Tecnologias, 23/06 a 13/07 de 2018/ (organização) CIET/EnPED, UFSCar - São Paulo. Disponível em https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/462/395
ZÓBOLI, Graziella. Práticas de Ensino, Subsídios para a atividade docente. 2ª edição. Ática. São Paulo, 2001.