COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS DO 3º ANO A DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SANTA TEREZA, EM ALTANEIRA-CE
Palavras-chave:
Competências Socioemocionais. Competências cognitivas. Formação integral.Resumo
Este artigo objetivou identificar os níveis das competências socioemocionais dos alunos do 3º Ano A da EEM Santa Tereza, no período de Março a junho de 2020. Para tanto, foi realizada uma estrevista semi-estruturada fundamentada nas competências sociomocionais em tempo de pandemia, citadas por Viviane Senna, em uma Live promovida pela Secretaria de Educação de Sobral, em 22 de maio de 2020. Os resultados apontaram que as competências com os níveis mais baixos foram: Determinação, Colaboração e Equilíbrio emocional. Isso é preocupante e tem influência significativa na aprendizagem dos alunos do 3º Ano A investigados. Sendo assim, faz-se urgente e necessário, um trabalho focado no desenvolvimento das competências socioemocionais, juntamente com as cognitivas para que possa ocorrer efetivamente uma formação integral, que prepare os formandos para a vida, a cidadania e o mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).