COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS DO 3º ANO A DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SANTA TEREZA, EM ALTANEIRA-CE
Resumo
Este artigo objetivou identificar os níveis das competências socioemocionais dos alunos do 3º Ano A da EEM Santa Tereza, no período de Março a junho de 2020. Para tanto, foi realizada uma estrevista semi-estruturada fundamentada nas competências sociomocionais em tempo de pandemia, citadas por Viviane Senna, em uma Live promovida pela Secretaria de Educação de Sobral, em 22 de maio de 2020. Os resultados apontaram que as competências com os níveis mais baixos foram: Determinação, Colaboração e Equilíbrio emocional. Isso é preocupante e tem influência significativa na aprendizagem dos alunos do 3º Ano A investigados. Sendo assim, faz-se urgente e necessário, um trabalho focado no desenvolvimento das competências socioemocionais, juntamente com as cognitivas para que possa ocorrer efetivamente uma formação integral, que prepare os formandos para a vida, a cidadania e o mercado de trabalho.