1ª OLIMPÍADA CEARENSE PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA
um relato de experiência formativa à luz do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK)
Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Matemática, Olimpíadas para Professores, Conhecimento Pedagógico do ConteúdoResumo
Neste artigo relatamos a experiência formativa da 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática (OPMAT), promovida pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará em 2024, como ação do projeto Mais Aprendizagem Matemática. A iniciativa busca promover avanços nos índices de desempenho em Matemática identificados pelas avaliações externas (SPAECE e PISA), valorizando a prática docente por meio de uma proposta de formação colaborativa. A 1ª OPMAT 2024 envolveu quatro fases distribuídas em etapas regionais e estadual, mobilizando 367 professores organizados em 107 equipes. As atividades contemplaram desde a elaboração e execução de planos de aula até provas escritas e desafios pedagógicos coletivos, todos fundamentados no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). A experiência evidenciou o caráter inclusivo e formativo da olimpíada, favorecendo a troca de saberes entre pares, a criatividade didática e a aproximação entre teoria, currículo e prática. Conclui-se que a OPMAT configurou-se como uma política pública de valorização docente e de fortalecimento do ensino de Matemática na rede pública estadual do Ceará.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 ago. 2025.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC, 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf. Acesso em: 01 out. 2025.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. SPAECE 2023 – Boletim da Rede. [S. l.]: SEDUC-CE/CAED Digital, 2023. Disponível em: https://prototipos.caeddigital.net/arquivos/ce/colecoes/2023/SPAECE%202023%20-%20Boletim%20da%20Rede%20-%20Web.pdf. Acesso em: 25 ago. 2025.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. Mais Aprendizagem Matemática apresenta ações e investimentos para apoiar estudantes e professores da rede estadual. SEDUC-CE, 8 mai. 2024. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2024/05/08/mais-aprendizagem-matematica-apresenta-acoes-e-investimentos-para-apoiar-estudantes-e-professores-da-rede-estadual/. Acesso em: 2 set. 2025.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ – Seduc. Seduc lança 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Estadual (OPMAT). [notícia]. Ceará, 19 set. 2024. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2024/12/10/seduc-lanca-1a-olimpiada-cearense-para-professores-de-matematica-da-rede-estadual/. Acesso em: 19 ago. 2025
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – FUNCAP. Programa Cientista Chefe – Geral. Disponível em: https://www.funcap.ce.gov.br/programas-de-auxilio/cientista-chefe-geral/. Acesso em: 2 set. 2025.
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1175860. Acesso em: 29 set. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).