DO ABSTRATO PARA O CONCRETO

uma vivência dos números racionais na reta numérica na 1ª  OPMAT

Autores

  • CICERO WILTON SANTANA FILGUEIRAS SEDUC
  • EDJANE KELLY DA SILVA
  • SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES

Palavras-chave:

abstrato, números , racionais

Resumo

Este relato de experiência apresenta as vivências dos professores, autores deste trabalho, no âmbito das fases III e IV da 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Estadual – 1ª OPMAT, realizada pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento (CREDE). O evento foi promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC), por meio do Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), em Fortaleza-CE, no período de 11/03/2025 a 13/03/2025. Com base nas contribuições teóricas de Ausubel (1999), Luckesi (2008) e Santiago (2008), o trabalho tem como objetivo relatar uma prática sobre representação dos números racionais na reta numérica, que articulou conteúdos teóricos de matemática com experiências reais de sala de aula, destacando o papel dos saberes prévios dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as experiências desenvolvidas, destaca-se uma atividade prática com réguas e papel quadriculado, utilizada para localizar números racionais na reta numérica, e o desafio da arquitetura sustentável, maximizando uma área e otimizando um perímetro. A experiência evidenciou a relevância da aprendizagem significativa, da avaliação contínua e do uso de estratégias para favorecer a compreensão conceitual e o engajamento discente. Conclui-se que essas etapas da OPMAT proporcionaram uma formação docente reflexiva, permitindo aos membros da equipe construir práticas que dialogam com a realidade dos alunos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, R. A Alegria de Ensinar. 3°. ed. [S.l.]: [s.n.], 1994.

IMPA - INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA. Entrevistas com Eméritos II – César Camacho entrevista Elon Lages Lima. YouTube, 17 mai. 2017. Entrevista realizada em 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LM-YUVBrCKA. Acesso em: 20 agosto 2025.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 19°. ed. São Paulo: Cortez, 2008. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

QUEIROZ, Dulce (Direção e Roteiro). Rubem Alves, o Professor de Espantos (com audiodescrição). YouTube, 24 set. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iyQw5kLu1nU. Acesso em: 20 agosto 2025.

SANTIAGO, Zélia. Os Marcadores Conversacionais. Manaina: Manufatura, 2008. SILVA, J. J. D. Filosofias da Matemática. 2°. ed. São Paulo: UNESP, 2007.

CEARÁ (Estado). Caderno de Matemática: Foco na Aprendizagem – Ensino Médio. Programa Cientista-Chefe em Educação Básica; Universidade Federal do Ceará (UFC); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Fortaleza: SEDUC, 2022.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 2018.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 21. ed. Campinas: Papirus, 2005.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. Campinas: Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

28/11/2025

Como Citar

DO ABSTRATO PARA O CONCRETO: uma vivência dos números racionais na reta numérica na 1ª  OPMAT. (2025). Revista Docentes, 10(39), 97-103. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1866