ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM BASE EM SITUAÇÕES PROBLEMAS

uma experiência da equipe Racionais do Teixeirão na Olimpíada para professores de Matemática

Autores

  • Maria Francielma Souza de Vasconcelos E.E.M José Teixeira de Albuquerque
  • Luciano Ribeiro dos Santos E.E.M José Teixeira de Albuquerque
  • Camila Sousa Vasconcelos E.E.M José Teixeira de Albuquerque
  • Jhonson Douglas da Rocha Carneiro

Palavras-chave:

Modelagem matemática. Funções afins. Geoplano. Ensino médio. Práticas pedagógicas.

Resumo

A primeira Olimpíada para professores de Matemática do estado do Ceará desafiou os professores da rede estadual, participantes das fases finais, a apresentarem estratégias de ensino e aprendizagem com base em uma situação problema dada. Este relato apresenta as soluções da equipe Racionais do Teixeirão, representando a EEM José Teixeira de Albuquerque - CREDE 3 - situada no município de Jijoca de Jericoacoara. A primeira solução apresentada tratou de áreas e perímetros de figuras planas, para a qual foram propostas atividades com o uso de geoplanos físicos e virtuais, desafiando os estudantes a analisarem como diferentes formatos geométricos influenciam na variação dessas medidas. Já a segunda estratégia aborda funções afins, por meio de uma simulação contextualizada de taxas de entrega, permitindo aos alunos identificarem padrões e construírem representações no plano cartesiano. Ambas as atividades buscaram tornar a matemática mais significativa e conectada com o cotidiano dos alunos, além de fomentar a argumentação e o raciocínio matemático. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 16, n. 20, p. 19-35, 2003.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nívio. Modelagem Matemática no Ensino. Blumenau: Edifurb, 2000.

BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/bncc_ensino_medio.pdf. Acesso em: 11 mar. 2025.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1990.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto & Aplicações. 6. ed. São Paulo: Ática, 2010.

FUNCAP; SEDUC. FOCO.MT.2023. Fortaleza: Funcap/Seduc, 2023. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2023/08/FOCO.MT_.2023.pdf. Acesso em: 11 mar. 2025.

KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1996

LORENZATO, Sergio. O uso de material manipulativo no ensino de matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: questões da matemática, educação e democracia. Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

28/11/2025

Como Citar

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM BASE EM SITUAÇÕES PROBLEMAS: uma experiência da equipe Racionais do Teixeirão na Olimpíada para professores de Matemática. (2025). Revista Docentes, 10(39), 89-96. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1859