ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM BASE EM SITUAÇÕES PROBLEMAS
uma experiência da equipe Racionais do Teixeirão na Olimpíada para professores de Matemática
Palavras-chave:
Modelagem matemática. Funções afins. Geoplano. Ensino médio. Práticas pedagógicas.Resumo
A primeira Olimpíada para professores de Matemática do estado do Ceará desafiou os professores da rede estadual, participantes das fases finais, a apresentarem estratégias de ensino e aprendizagem com base em uma situação problema dada. Este relato apresenta as soluções da equipe Racionais do Teixeirão, representando a EEM José Teixeira de Albuquerque - CREDE 3 - situada no município de Jijoca de Jericoacoara. A primeira solução apresentada tratou de áreas e perímetros de figuras planas, para a qual foram propostas atividades com o uso de geoplanos físicos e virtuais, desafiando os estudantes a analisarem como diferentes formatos geométricos influenciam na variação dessas medidas. Já a segunda estratégia aborda funções afins, por meio de uma simulação contextualizada de taxas de entrega, permitindo aos alunos identificarem padrões e construírem representações no plano cartesiano. Ambas as atividades buscaram tornar a matemática mais significativa e conectada com o cotidiano dos alunos, além de fomentar a argumentação e o raciocínio matemático.
Downloads
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 16, n. 20, p. 19-35, 2003.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nívio. Modelagem Matemática no Ensino. Blumenau: Edifurb, 2000.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/bncc_ensino_medio.pdf. Acesso em: 11 mar. 2025.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1990.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto & Aplicações. 6. ed. São Paulo: Ática, 2010.
FUNCAP; SEDUC. FOCO.MT.2023. Fortaleza: Funcap/Seduc, 2023. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2023/08/FOCO.MT_.2023.pdf. Acesso em: 11 mar. 2025.
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1996
LORENZATO, Sergio. O uso de material manipulativo no ensino de matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: questões da matemática, educação e democracia. Campinas: Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).