PLATAFORMA AVACED COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO – CREDE 01
Resumo
A importância da formação continuada de professores tem sido alvo de discussões nos grandes centros acadêmicos e tem por objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo das competências socioemocionais, participação em feiras científicas, entre outras ações, que acabam por oportunizar o sentimento de cooperação e compartilhamento entre educadores. O reflexo desta ação percebe-se no cotidiano escolar, através do planejamento compartilhado e troca de experiência, caracterizando-se pela busca da ousadia, promoção da pesquisa, bem como o exercício do compartilhar. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo abordar a experiência do curso de formação “Os Desafios do Ensino da Matemática e suas Tecnologias no Contexto da Aprendizagem Escolar” integrado ao AVACED, apresentando resultados de sua aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, localizada no Município de Maracanaú/CE. O paradigma teórico-metodológico da aprendizagem colaborativa norteou este estudo, que produziu resultados satisfatórios com o uso da plataforma virtual como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo abordado.