FORMANDO LEITORES
:prática de letramento literário com a crônica “Mineirinho”, de Clarice Lispector
Palavras-chave:
Letramento Literario. Clarice Lispector. LiteraturaResumo
O ensino de literatura sofre inúmeras reflexões. Muitos professores prendem-se apenas ao ensino de gramática e utilizam-se do texto literário para análises sintáticas. Quando as aulas se voltam para o ensino de literatura sempre possuem uma perspectiva e histórica, nunca com a finalidade do texto literário. Por esse motivo, objetivamos construir uma proposta didática com a crônica “Mineirinho”, inserida na obra Todos os contos (2016), da autora Clarice Lispector, para ser aplicada em turmas de escolas públicas de nível médio. É uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada como uma revisão de literatura de estudos desenvolvidos na construção e aplicação de métodos para o letramento literário. Fundamentamo-nos para a construção dessa pesquisa nos estudos de Silva (2005), Feitoza, Pinheiro e Nogueira (2021), Cardoso e Santos (2017), Cavalcante (2011) Oliveira (2010), Cosson (2020, 2019) entre outros autores, que contribuíram com estudos desenvolvidos sobre o tema. Portanto, pretendemos subsidiar aos docentes um melhor aproveitamento em trabalhar o texto literário com os discentes.
Downloads
Referências
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo. Duas cidades, 2004.
CARDOSO, M. R. SANTOS, J. F. Sociedade, literatura e contingência. Questões Transversais, [S. l.], v. 4, n. 8, 2017. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/1407>. Acesso em: 31 de agosto de 2021.
CAVALCANTE, L. Do factual ao lírico: a literariedade da Crônica mineirinho, de Clarice Lispector. 2011. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, 2011. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=103888> Acesso em: 23 de janeiro de 2023.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2020.
FEITOZA, F. R. S.; PINHEIRO, F. T. S.; NOGUEIRA, G. C. Letramento literário e prática de resistência: tecendo uma proposta metodológica com o conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. In: Anais II jornada literatura e as metodologias para a formação de leitores (livro eletrônico): por uma educação emancipadora: entremeando a leitura do mundo com a leitura da palavra. Org. FERREIRA, N. B. S.; SILVA, M. V. Quixadá, 2021. Disponível em: https://eventos.uece.br/siseventos/processaEvento/evento/exibeDocumentosEvento.jsf;jsessionid=258943442EB2065DDFD4CBDC0ABBD626?id=677&contexto=segundajornadalimefle.
LISPECTOR, C. A hora da estrela [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2020.
LISPECTOR, C. Todos os contos [recurso eletônico]. Orga. Benjamin Moser. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2016.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, F. T. R. O social na crônica mineirinho, de Clarice Lispector. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, 2019. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=102832> Acesso em: 23 de janeiro de 2023.
TV CULTURA. Panorama com Clarice Lispector. Youtube. 7 de dez. de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ohHP1l2EVnU. Acesso em: 23 de janeiro de 2023.