O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: DA CONJUNTURA POLÍTICA À SALA DE AULA

Autores

  • MYRVIA MUNIZ REBOUÇAS SEDUC

Palavras-chave:

Educação, Política Educacional

Resumo

Os esforços envidados na promoção de profundas mudanças na estrutura educacional brasileira a partir da década 1930 até hoje recebem a contribuição dos anseios expressos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, assinado por grandes intelectuais de vários setores da sociedade. A intensa articulação política, as estratégias comunicativas e a disseminação de ideias renovadoras corroboram a grandiosidade do feito, que mantém estreita relação com os desafios educacionais enfrentados nos anos que se seguiram e até o início deste breve século. O presente texto, na tentativa de aprofundar esse feito como base para o enriquecimento do debate sobre a história brasileira, recupera os principais aspectos em torno de sua divulgação, da legitimação de seu discurso e do impacto de suas ideias sobre as políticas educacionais no Brasil, no fim da Primeira República e no início do governo provisório de Getúlio Vargas. Destaca-se ainda, nesse ínterim, a contribuição de alguns de seus mais ilustres signatários para a renovação das práticas educativas em sala de aula.

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Referências

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Publicado

07/02/2023

Como Citar

O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: DA CONJUNTURA POLÍTICA À SALA DE AULA. (2023). Revista Docentes, 8(21), 66-71. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/700