FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS:

análise das percepções dos docentes de uma escola pública do Estado do Ceará

Autores

  • Otávio Vieira Sobreira Júnior Secretaria da Educação do Estado do Ceará
  • Camila Tauane Monteiro do Nascimento Porfírio Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Educação inclusiva., Formação de professores, Ensino de surdos

Resumo

Esta pesquisa se propôs a analisar como tem se dado a formação continuada de professores do ensino regular de estudantes surdos do Ensino Fundamental – Anos Finais, tendo natureza qualitativa e exploratória, sendo desenvolvida utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso, com o uso de um questionário aplicado junto a dez professores do ensino regular, atuantes em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Maracanaú (região metropolitana de Fortaleza – Ceará), que tinham em suas turmas estudantes surdos. Os resultados sugerem que a inclusão escolar pressupõe mudanças na  estrutura escolar e que muitos professores que trabalham com estudante surdos ainda estão distantes do domínio das metodologias inclusivas e com déficit na formação continuada em educação especial, seja por uma jornada de trabalho muito intensa ou pela baixa oferta de cursos de formação em educação especial e inclusiva; e, para ter profissionais capacitados para atender estudantes surdos em sala de aula é preciso investimentos por parte dos sistemas de ensino bem como na perspectiva da auto formação do professor, que, em conjunto com as políticas públicas, maiores possibilidades de aprendizagem poderá fornecer ao discente.

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Biografia do Autor

  • Otávio Vieira Sobreira Júnior, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

    Estudante do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (início em 2021). Funcionário Público do Estado do Ceará, atualmente lotado como Orientador da Célula de Desenvolviemento da Escola e da Aprendizagem da SEFOR 1, atuando diretamente com a Formação de Docentes e Coordenadores Escolares. Trabalhando como Professor Formador e Tutor à Distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE/UAB). Membro do corpo docente da Faculdade Vale do Jaguaribe. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2010), pós-graduação Latu Sensu em Gestão Escolar e Coordenação (540 Horas) pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão Escolar, Formação de Professores, Formação de Gestores da Educação Básica, Tutoria em EaD, Treinamento de Pessoal, Educação, Avaliação Educacional, Biologia Geral, Biologia Molecular e Botânica e Melhoramento Genético.

  • Camila Tauane Monteiro do Nascimento Porfírio, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (2010-2014). Mestrado em Bioquímica - UFC (2014-2016). Doutorado em Bioquímica - UFC (2016-2020). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2017-2021) Possui experiência na área de Microbiologia, Bioquímica e Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em expressão heteróloga, atuando principalmente nos seguintes temas: solubilização e purificação de proteína recombinante, corpos de inclusão. Atualmente é professora do Ensino Médio e pré-vestibular (Química e Biologia) de uma escola particular em Fortaleza e Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutora em Microbiologia Médica/UFC (2021). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância". Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos, produção de material em Microbiologia e educação a distância.

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Publicado

14/09/2022