FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS:
análise das percepções dos docentes de uma escola pública do Estado do Ceará
Palavras-chave:
Educação inclusiva., Formação de professores, Ensino de surdosResumo
Esta pesquisa se propôs a analisar como tem se dado a formação continuada de professores do ensino regular de estudantes surdos do Ensino Fundamental – Anos Finais, tendo natureza qualitativa e exploratória, sendo desenvolvida utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso, com o uso de um questionário aplicado junto a dez professores do ensino regular, atuantes em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Maracanaú (região metropolitana de Fortaleza – Ceará), que tinham em suas turmas estudantes surdos. Os resultados sugerem que a inclusão escolar pressupõe mudanças na estrutura escolar e que muitos professores que trabalham com estudante surdos ainda estão distantes do domínio das metodologias inclusivas e com déficit na formação continuada em educação especial, seja por uma jornada de trabalho muito intensa ou pela baixa oferta de cursos de formação em educação especial e inclusiva; e, para ter profissionais capacitados para atender estudantes surdos em sala de aula é preciso investimentos por parte dos sistemas de ensino bem como na perspectiva da auto formação do professor, que, em conjunto com as políticas públicas, maiores possibilidades de aprendizagem poderá fornecer ao discente.
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