A EXCLUSÃO GERADA PELO ATUAL CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO:

UMA QUESTÃO DE ÉTICA.

Autores

  • Francélio Mota Rogério EEM Vicente Antenor Ferreira Gomes

Resumo

Este trabalho apresenta, de forma sucinta, uma discussão sobre a exclusão provocada pela maneira como está organizado o currículo escolar do ensino médio nos dias atuais, levando em consideração a forma de como o mesmo está definido no programa curricular das instituições escolares. As ideias aqui relatadas foram encadeadas a partir da leitura de alguns autores e da prática na educação desde a sala de aula até experiências de gestão escolar como diretor e coordenador escolar, bem como dos estudos dos módulos do mestrado internacional em educação na Florida Christian University. Recorreu-se também aos apontamentos realizados no módulo de Bioética no referido curso de mestrado, que norteou de alguma forma a inquietação de escrever sobre este ponto do currículo relacionado com a ética educacional de suas proporções na realidade dos alunos. De certo, o mesmo não tem a finalidade de esgotar o assunto em questão, mas sim de gerar uma reflexão, a partir de algumas ideias consolidadas, sobre o impacto do modelo de organização do currículo atualmente e, até que ponto a ética perpassa por toda esta discussão.  

PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Escola. Ensino Médio. Ética.

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Publicado

19/12/2018

Como Citar

A EXCLUSÃO GERADA PELO ATUAL CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO:: UMA QUESTÃO DE ÉTICA. (2018). Revista Docentes, 3(7). https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/66