A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO BÁSICA DO CIDADÃO
as representações sociais de discentes de Pedagogia
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Formação integral. Educação Superior. Representações Sociais.Resumo
Pesquisa de natureza quanti-qualitativa. Objetiva compreender as representações sociais de alunos de um curso de Pedagogia de uma IES em MG, sobre a disciplina de Ensino Religioso (ER) para a Educação Básica e suas implicações na formação integral do cidadão. Toma como referencial teórico-metodológico a TRS de Moscovici (2014) e a abordagem estrutural de Abric (2001). Participaram da pesquisa 40 alunas matriculadas nos últimos períodos do referido Curso. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, contendo questões abertas e fechadas e a TALP, Técnica de Associação Livre de palavras. Para as análises, além do respaldo da TRS e da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), contou também com os softwares EVOC e Iramuteq. Os resultados mostram que o núcleo central das representações sociais das licenciandas sobre a disciplina de ER para a Educação Básica está representado pelas evocações “Respeito”, “Conhecimento”, “Liberdade”, “Fé-Deus” e “Necessário”. Essas evocações evidenciam que para esse grupo o ER ainda não é bem compreendido como disciplina que contribui para a formação integral do aluno. Ao mesmo tempo em que afirmam ser essa disciplina um meio importante para uma formação que busca o respeito pelo outro, a partir do conhecimento, mostram também a fragilidade desse conhecimento ao atribuir os seus conteúdos numa perceptiva íntima que tem a ver com as escolhas de cada um e com o respeito às opções dos outros, quando incluem a expressão “Fé-Deus”.
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