ARTE JRD: EDUCAÇÃO ANTIRACISTA
enfrentamento do preconceito no chão escolar periférico
Palavras-chave:
1. Arte-Educação. 2. Periferia. 3. Educação Antirracista. 4. Escola.Resumo
Este estudo tem por finalidade apresentar relatos de experiências, desenvolvidos durante a execução das aulas na disciplina de Arte Educação na Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno - JRD, contribuindo para uma educação antirracista, uma educação que se faz e se refaz, inventa e se reinventa em tempo de isolamento social. A pesquisa teve como objetivo promover práticas artísticas que protagonize as juventudes estudantis e despertasse o interesse das/dos estudantes acerca da valorização da arte escolar, durante as aulas on-line. Nesse fazer didático-pedagógico-artístico, diversos foram os métodos que culminaram nesse trabalho e todas as ações foram significativas para a construção de uma escola acolhedora, engajada, artística e consciente do seu papel no enfrentamento do preconceito e na discriminação de seus sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).