AS DISCIPLINAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÂO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Formação de professores. Formação Inicial. Educação Matemática.Resumo
Este artigo é um excerto de um projeto macro que investiga sobre a formação em matemática do pedagogo nos cursos a distância das instituições brasileiras. Assim, nosso objetivo é identificar se as disciplinas para o ensino de matemática, com especificidade para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, estão presentes nos cursos de pedagogia a distância. A discussão teórica foi embasada nos estudos de Curi (2004), Gatti, Barreto e André (2011), Carvalho (2012), Zacarias (2008 ), Fiorentini, Passos e Lima (2016), Pezzi e Marin (2017), Ribeiro (2021), Ribeiro e Policastro (2021). Metodologicamente, esta investigação é documental, fundamentada em Ludke e Andre (1986), e se utilizou da investigação marco inicial para a coleta e analise dos dados. As análises demonstraram que há poucas disciplinas nos cursos de pedagogia a distância para o ensino de matemática com especificidades na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, o que revela uma fragilidade na formação dos professores.
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