O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
recursos didáticos, modelos didáticos, micrografias, ensino-aprendizagem, célula procariótica, célula eucarióticaResumo
Diante da falta de tempo, de espaços e de recursos apropriados (microscópio, computador, entre outros materiais necessários) os recursos didáticos usados para o ensino da citologia algumas vezes limitam-se a imagens idealizadas presentes no livro didático. As representações que resultam da tentativa de generalização da célula podem ser contraproducentes para o ensino, uma vez que criam uma imagem que foge da realidade. Desta maneira, é importante fazer uso de instrumentos facilitadores da aprendizagem, que ajudem a superar a dificuldade de abstração, através dos quais podem ser gerados questionamentos a respeito do tamanho e da forma das estruturas presentes na célula e ainda entre os diferentes tipos celulares. A sequência didática aqui proposta, por meio de recursos de baixo custo, faz uso de modelos bi- ou tridimensionais junto à demonstração de micrografias. A construção dos modelos, inseridos numa sequência que beneficia o seu uso, faz também com que o estudante se preocupe com os detalhes, revise o conteúdo e se torne protagonista do seu aprendizado. Assim, oferece subsídio para um processo de ensino-aprendizagem mais ativo por parte dos estudantes, pois as atividades são dirigidas de modo a favorecer a participação do aluno, facilitando o processo da construção de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).