“ECOS DO ÃO”:o discurso docente diante da problemática educacional brasileira na era Bolsonaro

Autores

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Docencia

Resumo

O presente artigo analisa as políticas públicas destinadas à educação desenvolvidas nos dois primeiros anos da gestão bolsonarista no Brasil sob a perspectiva docente. Diante das transformações ocorridas no país desde o fim do governo de Dilma Roussef, em 2016, até a posse de Jair Messias Bolsonaro, em 2019, torna-se relevante a necessidade de reflexão acerca dos efeitos de tais alterações no cenário político educacional. As falas de professores e professoras atuantes na educação pública, desde a educação infantil até o ensino superior, coletadas através de entrevistas, foram o fio condutor de nossa investigação. Como docentes os avaliam as políticas públicas do governo bolsonarista voltadas à pasta, a atuação do Ministério da Educação durante o período estudado e os impactos das políticas educacionais no exercício da docência são algumas questões que conduzem esta pesquisa, no intuito de apontar possíveis implicações de tais políticas no desenvolvimento do projeto educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

  • PATRICIA LIMA BEZERRA, Prefeitura Municipal de Fortaleza

    Pedagoga (UECE), historiadora (UECE) e professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza, Ceará (SME-FOR).

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Publicado

07/08/2023