OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EXPLICATIVOS E A HABILIDADE DE DIFERENCIAR TESE DE ARGUMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Marlúcia Nogueira do Nascimento SEDUC
  • Franscisco César Nobre de Sousa SEDUC
  • Renata Pinheiro Simões Silva SEDUC

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Operadores argumentativos. Tese e argumentos.

Resumo

Este artigo discute a relevância do valor semântico dos operadores argumentativos, nomeadamente os de caráter explicativo, para o domínio da habilidade de diferenciar tese de argumento no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. O trabalho tem o objetivo de propor uma abordagem pedagógica reflexiva e integrativa, que leve em conta a interdependência dos aspectos morfossintáticos e dos aspectos semânticos em proposições de caráter argumentativo. Tomam-se por ponto de partida e fundamentação teórico-metodológica documentos oficiais de orientação curricular, bem como uma base epistemológica do campo linguístico da argumentação, contemplada, dentre outros, por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Fiorin (2015), Koch e Elias (2016).

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Biografia do Autor

  • Franscisco César Nobre de Sousa, SEDUC

    Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), com lotação no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Maria Joélia de Carvalho Silva, Pacajus-CE.

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Publicado

05/09/2023

Como Citar

OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EXPLICATIVOS E A HABILIDADE DE DIFERENCIAR TESE DE ARGUMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. (2023). Revista Docentes, 8(23), 27-32. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/527