RESULTADOS DE UMA PESQUISA MOSTRANDO UM POUCO DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • MICHELE PADILLA PEDROSO VIGARI Prefeitura de Sorocaba
  • Vilma Lení-Nista Piccolo UNISO

Palavras-chave:

educação autonomia infantil

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa originados de uma dissertação de mestrado no qual foi estudado a influência das práticas ocorridas no cotidiano escolar, na aquisição da autonomia das crianças de 2 a 4 anos.

Participaram da pesquisa professores de uma escola de Educação Infantil. As práticas pedagógicas oferecidas pelo professor podem, ou não, auxiliar nas decisões que a criança opta em diferentes situações do cotidiano escolar.

Respeitando o critério de saturação, este trabalho se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo, interpretando os fenômenos ocorridos, registrados em anotações feitas diretamente pelo pesquisador, e as respostas dadas às perguntas realizadas nas entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, baseando-se na descrição das informações, na redução em Unidades de Registros agrupadas em Unidades de Contexto e transformadas em categorias de análise. Os resultados apontaram diversas situações que pouco colaboram com a construção da autonomia, por diversos movimentos que não estão ao comando do professor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14/09/2022