A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Palavras-chave:
Aprendizagem, lúdico, Estagio supervisionadoResumo
Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as indagações aderidas mediante a vivência em um estágio supervisionado de educação infantil, com uma turma de maternal II. Buscou-se responder as seguintes questões: A primeira infância enquanto etapa de vida apresenta características de aprendizagem específicas e únicas? Como os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem das crianças? Objetivou-se com este estagio auxiliar na formação da acadêmica, mediante a prática e fazer com que a mesma pudesse compreender mediante observação e ação como ocorre o processo de aprendizagem das crianças e a importância do lúdico como ferramenta pedagógica. Como metodologia foi utilizado a observação participante, onde a estagiaria interagia juntamente com a professora da turma, auxiliando-a na aplicação de suas atividades, assim como também tendo momentos de regência individual. Ao final do estagio chegou-se a conclusão de que os dados encontrados revelaram a aprendizagem como uma construção pessoal, um processo de aquisição de conhecimentos, uma mudança comportamental que se estabelece na relação com os outros e o mundo, e de que o lúdico é uma ferramenta poderosa e eficaz como facilitadora no processo ensino-aprendizagem. O projeto também possibilitou a reflexão na questão da formação dos profissionais da educação, em especial o pedagogo, uma vez que este profissional, ao atuar com a criança desde a idade mais tenra forma sujeitos que poderão no futuro ser capazes de desvelar o real.
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Referências
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