PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS A PARTIR DE TRATADOS MATEMÁTICOS HISTÓRICOS: elo entre o LABMATEN e O GPEHM

Autores

Palavras-chave:

Laboratório de Matemática e Ensino. , Práticas Docentes., Formação de Professores., Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. , Materiais Manipuláveis.

Resumo

Esse artigo tem o intuito de apresentar ações afirmativas envolvendo o Laboratório de Matemática e Ensino (LABMATEN) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir das práticas incorporadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para isso utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo baseado na atuação do grupo de pesquisa durante o período de 2014 a 2024 na proposição de cursos de extensão universitária que estavam vinculados a pesquisas desenvolvidas com a formação de professores que ensinam matemática e o uso de materiais manipulativos, um dos objetos presentes no LABMATEN, propostos pelo GPEHM. Dessa forma, nesse período 21 instrumentos matemáticos foram estudados pelo grupo, dos quais 15 réplicas foram confeccionadas utilizando tratados históricos, o que desdobrou em 21 cursos de extensão universitária. Ações formativas que estão direcionadas a relação entre a teoria e a prática vinculada a história da matemática ainda precisam ser expandidas. Embora o quantitativo encontrado seja relevante para a constituição de um campo de pesquisa, os Instrumentos Matemáticos, ainda são poucos estudados no Brasil. Espera-se que seu estudo vinculado ao Educação Básica e Superior possibilite a melhor compreensão de conceitos matemáticos, melhorando assim o ensino e a aprendizagem matemática.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

    Pós-Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Matemática da UECE e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Endereço para correspondência: Av. Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60.740-903.

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Publicado

08/07/2025

Como Citar

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS A PARTIR DE TRATADOS MATEMÁTICOS HISTÓRICOS: elo entre o LABMATEN e O GPEHM. (2025). Revista Docentes, 10(37), 35-44. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1525