PERCURSOS E PROCESSOS: limites e potencialidades do currículo e da formação do professor de matemática no contexto de contradições da educação com destaque para o Ceará
Palavras-chave:
Currículo. Formação Inicial. Professor de Matemática. Identidade Profissional Docente.Resumo
Este estudo bibliográfico e documental objetivou identificar limitações e potencialidades do currículo e da formação docente em matemática no contexto de contradições da educação, com destaque para o cenário do Ceará. Identificam-se a frágil articulação entre teoria e prática, a influência de avaliações externas no currículo, bem como a ausência de abordagens inclusivas e decoloniais. Por outro lado, percebe-se que as instituições públicas de ensino superior buscam atender às diretrizes curriculares e ensaiam práticas pedagógicas críticas, incluindo programas como PIBID e Residência Pedagógica como espaços formativos reflexivos na relação com as escolas. As lacunas que persistem na implementação curricular, portanto, precisam ser enfrentadas para uma formação docente mais contextualizada e inclusiva na constituição da identidade profissional docente em matemática.
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