PERCURSOS E PROCESSOS: limites e potencialidades do currículo e da formação do professor de matemática no contexto de contradições da educação com destaque para o Ceará

Autores

Palavras-chave:

Currículo. Formação Inicial. Professor de Matemática. Identidade Profissional Docente.

Resumo

Este estudo bibliográfico e documental objetivou  identificar limitações e potencialidades do currículo e da formação docente em matemática no contexto de contradições da educação, com destaque para o cenário do Ceará.  Identificam-se a frágil articulação entre teoria e prática, a influência de avaliações externas no currículo, bem como a ausência de abordagens inclusivas e decoloniais. Por outro lado, percebe-se que as instituições públicas de ensino superior buscam atender às diretrizes curriculares e ensaiam práticas pedagógicas críticas, incluindo programas como PIBID e Residência Pedagógica como espaços formativos reflexivos na relação com as escolas. As lacunas que persistem na implementação curricular, portanto, precisam ser enfrentadas para uma formação docente mais contextualizada e inclusiva na constituição da identidade profissional docente em matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará; Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará; licencianda em Matemática pela Cruzeiro do Sul Virtual. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/campus Fortaleza. Atua como docente na Licenciatura em Matemática e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matem´ática - PGECM do IFCE Fortaleza.

  • José Rian de Lima Teles, Escola da Ponte - SEDUC - CE

    Graduado em Licenciatura em Matem´ática pelo IFCE Fortaleza; Professor da Escola Indígena da Ponte - rede estadual do Ceará, localizada em Caucaia-CE. Pós-graduando em Ensino de Matemática e Gestão Escolar.

  • Simone Cesar da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Fortaleza, com atuação nas licenciaturas. Professora do Programa de Pós-graduação em ensino e Formação de Professores - PPGEF do IFCE campus Maranguape. 

Referências

ALMEIDA JUNIOR, C.; SILVA, G. B.; SOUSA, A. C. G. Entre o prescrito e o projetado no currículo da licenciatura: apontamentos da articulação teórico-prática na formação inicial do professor de Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. I.], v. 3, n. 7, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4127. Acesso em: 12 mar. 2025.

ALMEIDA JUNIOR, C. O Todos Pela Educação e os órgãos internacionais na construção do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://biblioteca.ifce.edu.br/mobile/detalhe.asp?idioma=ptbr&acesso=web&codigo=133966&tipo=1&detalhe=0&busca=0. Acesso em: 12 mar. 2025.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 de mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 27833-27860, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 1.302/2001, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 111, n. 8, p. 1-56, 10 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 151, n. 120-A, p. 1-8, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192. Acesso em: 11 mar. 2025.

COSTA, V. M. M.; SILVA, S. C. O PIBID e a construção da identidade profissional dos futuros professores de Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. I.], v. 3, n. 7, p. 1-20, jul./set. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4154. Acesso em: 11 mar. 2025.

CYRINO, M. C. C. T. Identidade Profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 24, p. 699-712, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5518. Acesso em: 11 mar. 2024.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectiva em diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15. Acesso em: 11 mar. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

MAIA, P. J. O. et al. Identidade docente e itinerância por diferentes escolas de Ensino Médio cearense na Residência em Matemática. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2024, Campina Grande. p. 1-12. Anais [...]. Campina Grande: UEPB, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801629-identidade-docente-e-itinerancia-por-diferentes--escolas-de-ensino-medio-cearense-na-residencia-em--matematica/. Acesso em: 11 mar. 2025.

MAIA, P. J. O. Formação docente na residência pedagógica: desde a ênfase tecnicista à identidade profissional docente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://biblioteca.ifce.edu.br/mobile/detalhe.asp?idioma=ptbr&acesso=web&codigo=133965&tipo=1&detalhe=0&busca=0. Acesso em: 11 mar. 2025.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 7-30.

SILVA, A. J. N. et al. Educação para as relações étnico-raciais no ensino de matemática: uma proposta didática numa perspectiva decolonial. Revemop, [S. I.], v. 6, e2024016, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33532/revemop.e2024016. Acesso em: 11 mar. 2025.

SILVA, G. B. et al. SPAECE e formação docente: narrativas de residentes em matemática. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2024, Campina Grande. p. 1-12. Anais [...]. Campina Grande: UEPB, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801619-spaece-e-formacao-docente--narrativas-de-residentes-em-matematica/. Acesso em: 11 mar. 2025.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

TELES, J. R. L.; MAIA, P. J. O.; SOUSA, A. C. G. Raízes ancestrais silenciadas: a invisibilidade da educação indígena na formação inicial de professores de matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. I.], v. 3, n. 7, p. 1-20, jul./ago. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4138. Acesso em: 11 mar. 2025.

Downloads

Publicado

08/07/2025

Como Citar

PERCURSOS E PROCESSOS: limites e potencialidades do currículo e da formação do professor de matemática no contexto de contradições da educação com destaque para o Ceará. (2025). Revista Docentes, 10(37), 45-54. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1523