INTERFACE ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC): um diálogo entre a licenciatura e a aprendizagem de elementos de pesquisa
Palavras-chave:
Grupo de Pesquisa. Formação docente. Conhecimento científico. Aprendizagem.Resumo
Este texto tem por finalidade refletir sobre contribuições de um grupo de pesquisa na promoção da interface entre a formação inicial de professores para o ensino de Matemática e a Iniciação Científica (IC), com foco na aprendizagem compartilhada de elementos constituintes da pesquisa científica. Para atender ao objetivo proposto, tomou-se como referência ações e experiências do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA) do IFCE campus Cedro, criado desde 2006. Em sua natureza, o grupo organiza-se na perspectiva de incentivar e difundir a IC por meio de estratégias que potencializem a aprendizagem da escrita acadêmica e da comunicação científica. Por meio de suas linhas de estudo, assume a pesquisa e a extensão como fundamentos pedagógicos, sendo a primeira prática motriz do grupo, capaz de auxiliar na formação docente e na promoção de conhecimentos. Em síntese, considera-se a necessidade de ampliar e fortalecer a IC, bem como apoio institucional e o reconhecimento de grupos de pesquisa como meio para o avanço científico e tecnológico na educação, especialmente, na formação de professores.
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