RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Autores

  • Rivelino Sousa Câmara Professor/Estado

Palavras-chave:

Coletânea de problemas. Resolução de problemas. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Em oposição ao uso exagerado de exercícios rotineiros, resolvidos por meio de regras e procedimentos padronizados, que não estimulam a iniciativa nem a autonomia matemática do aluno, apresentamos uma coletânea de problemas contendo uma quantidade mínima de conteúdos para resolvê-los, porém exigindo bastante criatividade e raciocínio. São problemas interessantes, com a finalidade de instigar, provocar, desafiar o aluno, proporcionando assim um interesse maior pelo estudo da Matemática, bem como tornando as aulas dessa disciplina mais atrativas e prazerosas. Elencamos também a solução de cada um deles, expondo comentários e algumas considerações ao professor. Paralelo a isso, como abordagem metodológica, sugerimos a resolução de problemas – teoria desenvolvida pelo matemático húngaro George Polya – que procura estimular a capacidade de “aprender a aprender” do aluno, habituando-o a determinar as próprias respostas, seguir suas estratégias, expor suas dificuldades, analisar e verificar suas soluções. E, finalmente, chamamos a atenção do equilíbrio pregado por Elon Lages entre a conceituação, a manipulação e a aplicação como componentes fundamentais ao processo ensino-aprendizagem da
Matemática

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

24/09/2018

Como Citar

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. (2018). Revista Docentes, 3(6). https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/141