SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO EDUCACIONAL EM SALA DE AULA:uma pespectiva a partir de Hegel e Lefebvre
Palavras-chave:
Conhecimento, Educação, ExperiênciaResumo
O artigo apresenta a pesquisa em Georg W. F. Hegel e Henri Lefebvre sobre a construção do conhecimento. O objetivo é fundamentar e defender a aplicação de um modelo pedagógico baseado nas teorias dos autores no processo educacional. Para lográ-lo, a metodologia aplicada no presente texto se caracteriza pela análise qualitativa e bibliográfica, acrescida das informações obtidas com a atuação de um dos autores do estudo em sala de aula no período de 2009 a 2019. O âmbito bibliográfico do trabalho se fundamenta nos estudos dos intelectuais citados, nos livros Fenomenologia do espírito e Lógica formal Lógica dialética. Já o campo qualitativo se baseia na experiência em salas de aulas do Ensino Médio. A abordagem mostra que o conhecimento humano tem caráter histórico e que todo saber é adquirido. Conclui-se afirmando que para atingir um dado entendimento é mister trilhar uma longa e difícil caminhada, indo desde a ignorância até o conhecimento. Assim, a análise empreendida possibilita a exposição de como o modelo educacional proposto pode ser efetivado na prática, ressaltando que o conhecimento não está posto previamente, tampouco é revelado por completo em um momento específico; ao contrário, requer uma consistente interação, entre professor, aluno e conhecimento.
Downloads
Referências
CHAGAS, E. F.; NICOLAU, M. F. A.; OLIVEIRA, R. A. (Orgs.). Reflexões sobre a Fenomenologia do Espírito de Hegel. Fortaleza: Edições UFC, 2008.
DUTRA, L. H. de A. Introdução à Epistemologia. São Paulo: UNESP, 2010.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Tradução de Paulo Meneses, Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado. 9ª ed. São Paulo: Vozes, 2018.
FERRACIOLI, L. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vitória, v. 16, n. 2, p. 180-194, ago./1999.
LEFEBVRE, H. Lógica formal Lógica dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MOTA, M. B.; BRAICK, P. R. História das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 1997.
NICOLAU, M. F. A. A Bildung e a instituição escolar: o modelo hegeliano de escola. Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 67-81, jul./dez. 2015.
O’BRIEN, D. Introdução à Teoria do Conhecimento. Lisboa: Gradiva, 2013.