O O LÚDICO NAS AULAS DE REDAÇÃO - UMA ATIVIDADE APLICADA NAS TURMAS DE 3º ANOS DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE PARA AMENIZAR A Desmotivação oriunda da pós pandemia e preparar os discentes de forma prazerosa para a prova do ENEM
Palavras-chave:
redação, argumentação, lúdico, pós-pandemia, enemResumo
O presente artigo discorre sobre a aplicação de uma atividade realizada com alunos dos 3° anos do ensino médio de uma escola de ensino profissionalizante localizada no município de Caucaia-Ce, através de uma mini gincana como estratégia metodológica para inserir o lúdico nas aulas de redação, objetivando proporcionar uma reformulação na rotina dos alunos pós pandêmico e consequentemente trabalhar saberes exigidos para a escrita do texto dissertativo argumentativo modelo ENEM, de forma atrativa que prenda a atenção dos participantes. Para isso, estabeleceu como metodologia uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, embasado pelas teorias de Thiollent (2011) e Minayo (2010). Como resultados, verificou-se que o trabalho com a ludicidade favoreceu o desenvolvimento cognitivo de habilidades necessárias para produzir uma boa argumentação de forma prazerosa, possibilitando o exercício da concentração, da atenção e, principalmente, da socialização e durante a realização da atividade, observou-se uma maior participação dos alunos de forma direta e indireta.
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Referências
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