AVALIAÇÃO PROCESSUAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIAS-TECNOLOGIA-SOCIEDADE A PARTIR DO MODELO DA AVALIAÇÃO MEDIADORA
Palavras-chave:
Avaliação Mediadora. Aprendizagem. Cidadania.Resumo
O presente trabalho apresenta o relato de experiência da proposta pedagógica desenvolvida pelos professores das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e de Matemática e suas tecnologias da EEMTI Padre Marcelino Champagnat no ano letivo de 2022. A proposta teve três eixos estruturantes contemplando os profissionais de educação, os estudantes e posteriormente toda a comunidade escolar, sendo eles, respectivamente: I) a discussão teórico-prática sobre a avaliação educacional na perspectiva de uma avaliação emancipatória; II) a problematização das questões sociais a partir do enfoque Ciências-Tecnologia e Sociedade (CTS) e III) a organização de um currículo parcial pautado nos temas contemporâneos transversais. A base teórica traz uma proposta discursiva sobre a importância da avaliação mediadora como processo intencional que retoma os pontos sobre observar o educando e analisar as estratégias de ensino dos educadores para que possam ser tomadas decisões assertivas favoráveis a continuidade do processo de aprendizagem. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com vistas a narrar a experiência didática vivenciada na escola a partir de uma sequência de ação-análise-ação em busca da superação do modelo “transmitir-verificar-registrar” presente nos espaços tradicionais de verificação da aprendizagem. O desenvolvimento da proposta conduziu os professores a refletirem sobre as potencialidades da utilização dos temas contemporâneos como ação interdisciplinar das práticas pedagógicas de forma que as questões socio científicas foram elaboradas numa perspectiva cidadã.
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