EXPLORANDO FUNÇÕES ORGÂNICAS
da representação em papel à identificação nos reagentes
Palavras-chave:
Funções orgânicas, Laboratório de ciências, Ensino de químicaResumo
O projeto “Explorando Funções Orgânicas: da representação em papel à identificação nos reagentes”. foi desenvolvido na EEEP. Júlio França, em Bela Cruz-CE, com o objetivo de desenvolver uma atividade prática no campo do ensino de Química que aborde a relação entre estruturas abstratas e cadeias carbônicas com substâncias do cotidiano. Para tanto, foi utilizado o laboratório de ciências como ambiente de aprendizado, modelos moleculares, reagentes orgânicos e inorgânicos, além de internet para auxiliar nas pesquisas. Ademais, a metodologia compreendeu pesquisa-ação, fundamentada na abordagem qualitativa. Efetivou-se divisão de grupos de alunos; escolha de reagentes orgânicos, no Laboratório de Ciências; utilização de modelos moleculares e folhas para desenhos; e pesquisas na internet, sobre propriedades físicas e químicas dos compostos. Assim, os educandos foram provocados a pensar sobre a aplicação dos compostos orgânicos, na prática, além de fazer uma relação entre visões macro e micro na interpretação dessas substâncias. Pode-se afirmar que essa atividade não apenas consolidou o conhecimento sobre as funções orgânicas, como também, evidenciou a relevância das propriedades físicas na caracterização das substâncias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).