"BRUXAS OU QUÍMICAS?”:explorando a história de mulheres para o aprendizado contextualizado de química
Palavras-chave:
Contextualização da Química, História das bruxas, Moléculas da bruxariaResumo
Este artigo apresenta um estudo que utiliza a história das mulheres consideradas bruxas para um ensino contextualizado de Química no Ensino Médio. A contextualização da ciência com a realidade estimula o interesse dos estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico. A pesquisa investigou a contribuição dessas mulheres para a Toxicologia, com base no livro "Os botões de Napoleão". Quatro mulheres foram selecionadas: Madame Voisin, Lucrécia Borges, Giulia Toffana e Marie Madeleine. Os resultados mostraram que elas utilizaram substâncias estudadas na Química, o que torna possível a contextualização. A história das bruxas tornou a Química tangível, incentivando um aprendizado aprofundado e o desenvolvimento de habilidades críticas. Essa metodologia se mostrou promissora para o ensino de Química, visando aprimorar a qualidade da educação científica e despertar o entusiasmo dos estudantes.
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