"BRUXAS OU QUÍMICAS?”:explorando a história de mulheres para o aprendizado contextualizado de química

Autores

  • Carina Lima Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues

Palavras-chave:

Contextualização da Química, História das bruxas, Moléculas da bruxaria

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que utiliza a história das mulheres consideradas bruxas para um ensino contextualizado de Química no Ensino Médio. A contextualização da ciência com a realidade estimula o interesse dos estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico. A pesquisa investigou a contribuição dessas mulheres para a Toxicologia, com base no livro "Os botões de Napoleão". Quatro mulheres foram selecionadas: Madame Voisin, Lucrécia Borges, Giulia Toffana e Marie Madeleine. Os resultados mostraram que elas utilizaram substâncias estudadas na Química, o que torna possível a contextualização. A história das bruxas tornou a Química tangível, incentivando um aprendizado aprofundado e o desenvolvimento de habilidades críticas. Essa metodologia se mostrou promissora para o ensino de Química, visando aprimorar a qualidade da educação científica e despertar o entusiasmo dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Carina Lima, Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues

    Licenciada em Química pelo IFCE e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Professora de Área de Ciências na Prefeitura de Maracanaú e tutora EaD do curso de especialização Ciências é 10 da UECE. Já atuou como professora de Química e Orientadora de estágio da base técnica da Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz e como professora de Química e de laboratório pela Secretária de Educação do Ceará.

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Publicado

18/12/2024

Como Citar

"BRUXAS OU QUÍMICAS?”:explorando a história de mulheres para o aprendizado contextualizado de química. (2024). Revista Docentes, 9(32), 70-80. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1136