O RAP E A CAPOEIRA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: um relato de experiência
Palavras-chave:
História, Ensino, Música, MetodologiaResumo
Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência realizada em turmas dos anos iniciais do ensino médio na escola EEMTI Liceu Vila Velha, uma escola de tempo integral localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Com o objetivo de construirmos uma relação de proximidade entre os alunos e a disciplina História, utilizamos músicas dos gêneros RAP e Capoeira em uma aula sobre fontes históricas. A experiência permitiu que se criassem conexões entre os saberes dos jovens, suas experiências e a disciplina História, além de gerar uma relação de proximidade entre os residentes e seus alunos.
Downloads
Referências
DOMINGUES, P. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica. História (São Paulo), v. 30, n. 2, p. 401–419, dez. 2011.
FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, n. 2, p. 64-72, 2016.
FONSECA, Selva Guimarães. O trabalho do professor na sala de aula: relações entre sujeitos, saberes e práticas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 228, p. 390-407, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.
__. Pedagogia do oprimido 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 2013.
HOOKS, Bell et al. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
SANTOS, Gisele Aparecida dos. O uso da música sobre a capacidade de concentração dos alunos da geração alpha. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).