OS DESAFIOS NO AVANÇO DE ESCOLARIDADE DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO CEARÁ
Palavras-chave:
Avaliação. Educação em prisões. Currículo. Práticas pedagógicas.Resumo
O presente artigo é resultado a partir de um estudo de caso intitulado “Escola em Prisões no Ceará: os desafios na implementação de avaliações internas para avanço de escolaridade”, realizado entre 2019 a 2021, no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGP/UFJF). O objetivo deste estudo é analisar os possíveis desafios encontrados no que tange ao avanço de escolaridade dos alunos do Ensino Fundamental feito exclusivamente por meio do ENCCEJA PPL, e não pela escola, por intermédio da aplicação de avaliações internas, em conformidade com o PPP da escola, tendo como eixo teórico-analítico o ato de avaliar, o currículo na escola de educação em prisões e as práticas pedagógicas. A metodologia foi estruturada na pesquisa exploratória através da abordagem qualitativa e os resultados foram analisados com base nos dados obtidos por meio de entrevistas com 2 coordenadores pedagógicos e 5 professores dos anos iniciais da escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. Os resultados da pesquisa expressaram a necessidade da implementação de um sistema avaliativo interno institucionalizado, de um currículo específico voltado para o público privado de liberdade e de formações continuadas para os professores que atuam com a educação em prisões.
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