O DIÁLOGO ENTRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E ENSINO DE ESPANHOL
reflexões sobre o protagonismo de alunos(as) do Liceu de Caucaia-CE no contexto da Feira de Ciências 2023
Palavras-chave:
Letramento científico. Iniciação científica. Feira de Ciências. Protagonismo estudantil. Ensino de espanhol.Resumo
Constitui objetivo deste relato de experiência socializar ações desenvolvidas por alunos do ensino médio para realização da Feira de Ciências 2023 no Liceu de Caucaia, promovendo o debate sobre possíveis contribuições do ensino de espanhol como língua estrangeira para a iniciação científica, na perspectiva do letramento científico e incentivo ao protagonismo estudantil. No que se refere a objetivos específicos, buscamos (i) verificar possibilidade de diálogo entre o ensino de espanhol e iniciação científica no ensino médio e (ii) refletir sobre contribuições do espanhol no contexto da Feira de Ciências para a formação do aluno, considerando-se o princípio da educação integral. As considerações apresentadas amparam-se em estudos sobre iniciação científica na educação básica (LEITE; PEREIRA; BARBOSA, 2022), especialmente no ensino médio (CAPISTRANO, 2022), revisitando dispositivos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL, 1996), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018).