REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA SOBRE O CENTRO DE MULTIMEIOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • MARIA SOCORRO ALVES HOLANDA EEEP JUAREZ TÁVORA
  • Francisco Adoniran Braga Ramos
  • Bruna Lourenço Ferreira

Palavras-chave:

Centro de Multimeios, Representações discursivas, Análise Crítica do Discurso.

Resumo

Nesse artigo, investigamos a representação discursiva de professores da rede estadual de ensino médio sobre o Centro de Multimeios. Para isso, nos debruçamos sobre a conjuntura histórico-social que envolve o Centro de Multimeios como práticas social do campo escolar e as evidências linguísticas e textuais da referida representação.  Assim, analisamos as crenças de dois elementos dessa prática social: os atores sociais escolares (professores) e as suas ações-percepções relacionadas ao centro de multimeios. Para isso, utilizamos o aporte teórico-metodológico dos estudos em Análise do Discurso Crítica, na perspectiva dialética-relacional de Norma Fairclough. O corpus delimitado tem como base questionários enviados aos professores sobre as representações discursivas dos usos e pertencimento do Centro de Multimeios bem como a importância da biblioteca no referido espaço. Assim, identificamos a recorrência de nominalização do termo centro de multimeios e, por consequência, o apagamento (ou funções) da biblioteca escolar, na condução do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, compreendemos que as escolhas discursivas presentes nos enunciados apontam para a existência de um silenciamento na construção de práticas com relação à biblioteca escolar, espaço confundido com o centro de multimeios, seja por aspectos materiais ou por conhecimento superficial sobre as diferenças desses espaços no ambiente escolar.  

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Publicado

06/05/2024