A POLÍTICA DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO BRASIL: da Constituição Federal à Lei Brasileira de Inclusão
Palavras-chave:
Educação especial, Política de inclusão, Educação básicaResumo
A questão da inclusão no cenário educacional brasileiro tem passado por importantes transformações ao longo do tempo, diante disso, este artigo tem por objetivo apresentar um panorama histórico acerca da legislação brasileira no tocante à inclusão de estudantes com necessidades especiais de aprendizagem no território brasileiro, desde a Constituição Federal (1988) à Lei Brasileira da Inclusão (2015). Para tanto, toma-se como referencial teórico, a legislação educacional, bem como Sassaki (1997); Januzzi (2012) e Mazzota (2005) que versam sobre os retrocessos e os avanços da política da educação especial. A metodologia adotada será de natureza qualitativa e procedimentos bibliográficos, tendo em vista as reflexões empreendidas ao longo do percurso investigativo que resultaram na construção deste trabalho, que é parte da pesquisa de mestrado realizada junto à Universidade Interamericana, em Assunção, no Paraguai. Contudo, percebe-se a urgência dessa pauta, uma vez que há significativamente um crescimento do número de alunos com necessidades especiais que vem ingressando no sistema público de ensino ao longo dos últimos dos anos.
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Referências
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11 de dezembro de 1990.
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BRASIL. Presidência da República/Casa Civil, decreto de N° 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
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