OLHARES SOBRE A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E A MORAL

Autores

  • Maria Cristiane Lopes da Silva Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Palavras-chave:

Mediação de conflitos. Escola. Moral.

Resumo

A mediação de conflitos, foco e razão do presente estudo, surge do recorte de pesquisas e experiências da trajetória da autora em escolas da rede pública de ensino. A mediação aqui descrita se refere a uma possibilidade de diálogo por meio de princípios e técnicas para cuidar dos conflitos e da prevenção da violência no campo escolar. Esse recurso metodológico, compreendido como a mediação de conflitos, tem como um dos princípios a participação voluntária dos envolvidos em situações conflitivas, que se reúnem para conversar mediados por uma terceira pessoa imparcial – mediador/a – que conduzirá o diálogo. Neste âmbito, objetiva-se refletir como a mediação é percebida pelos/as professores/as a partir da perspectiva moral. A metodologia foi qualitativa, com o uso de entrevistas focalizadas e do diário de campo. Os resultados são reflexões obtidas a partir da percepção de interlocutores/as, sem a finalidade de esvaziar as discussões aqui propostas.

 

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Publicado

18/12/2024

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