O O USO DA PLATAFORMA DO GOOGLE CLASSROOM E DO GOOGLE MEET COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO PROCESO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO PARA O ENEM

Autores

  • RAFAELLY NOGUEIRA CARNEIRO DOS SANTOS NOGUEIRA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Palavras-chave:

Redação. Ensino on-line. Pandemia. Plataformas digitais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Virgílio Távora na cidade de Barbalha-CE no período da pandemia, descrevendo um projeto de redação para o Enem desenvolvido com alunos dos 3º anos a distância de forma on-line por meio das plataformas do Google Classroom e do Google meet. Utilizou-se a etnografia na descrição e interpretação dos dados de forma qualitativa. A revisão de literatura tem como base Scuisato (2016), Bortoni-Ricardo (2008), Freire (1983), Mattos (2011) e Morin (2011). Dessa forma, pretende-se apresentar que mesmo em meio às dificuldades é possível fazer educação adaptando-se as novas tecnologias e ainda atender as necessidades dos estudantes. Portanto, evidencia-se o trabalho com a disciplina de redação com ênfase para o Enem, apontando ideias possíveis que podem ampliar o tempo de estudo dos estudantes mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia.

Palavras-chave: Redação. Ensino on-line. Pandemia. Plataformas digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABNT. NBR 6023: 2018. Informação e documentação — Referências — Elaboração. - 2ª ed.

BORTONI RICARDO, S. M. O professor Pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM: Cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança.6. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983. p.27-41.

MATTOS, C. G. L. de; CASTRO, P. A. de. Etnografia e Educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Autores. 298 p. ISBN 978-85-7879-190-2.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília-DF: UNESCO, 2011.

SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>. Acesso em: 27. Ago. 2022.

SILVA, Flávia Cristina dos Santos; BARCELOS, Gilmara Teixeira. Sala de Aula Invertida: uso do Google Classroom no estudo de História. Anais do 9º Congresso Integrado da Tecnologia da Informação. 2017.

OLIVEIRA, Lívia Nara de Souza. Laboratório de Redação Durante o Ensino Remoto: O estímulo à produção textual no contexto de pandemia. In Educação do Ceará em Tempos de Pandemia: Estratégias de Gestão / Onélia Maria Moreira Leite de Santana (org.)... [et al.]. - Fortaleza: SEDUC: EDUECE, 2021.

Downloads

Publicado

05/09/2023

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

O O USO DA PLATAFORMA DO GOOGLE CLASSROOM E DO GOOGLE MEET COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO PROCESO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO PARA O ENEM. (2023). Revista Docentes, 8(23), 63-68. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/925