FOCO NA APRENDIZAGEM
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS IMPACTOS NA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE CAMPOS SALES/CE
Resumo
A deficiência na compreensão apresenta-se como uma problemática a ser enfrentada por professores e gestores das escolas públicas da rede estadual de ensino. Nesse contexto, foi criado pelo governo do estado do Ceará, a iniciativa Foco na Aprendizagem, baseada nas seguintes premissas: Avaliação diagnóstica e formativa, formação continuada de professores e material didático estruturado (MDE). A formação de professores apresenta-se como alternativa que fomenta a implementação de estratégias didático-metodológicas que possibilitam o fortalecimento da aprendizagem discente. Este estudo objetivou analisar os impactos da formação de professores de Língua Portuguesa da iniciativa Foco na Aprendizagem na compreensão leitora dos alunos da 1ª série da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales. Enquanto método, adotou-se a pesquisa documental a partir da análise de dados da plataforma SISEDU. Os resultados apresentam que a formação docente propiciada pela Iniciativa Foco na Aprendizagem desencadeou a melhoria do desempenho dos alunos da 1ª série na avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa 2022.2 quando comparado com o resultado da avaliação diagnóstica 2022.1. Na avaliação 2022.1, 75,47% dos alunos estavam em níveis críticos. Após o processo formativo e a intervenção docente, 40,47% saíram dos níveis críticos. Concluímos que a Iniciativa Foco na Aprendizagem apresenta-se como um recurso fundamental para a ampliação do arcabouço teórico, metodológico, didático e avaliativo do professor, a fim de que possa utilizar estratégias que potencializem o desenvolvimento dos alunos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. p. 295-316. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
COELHO, Carmen Lucia Göbel; CORREA, Jane. Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, p. 575-581, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000300018
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404
FELDMANN, M. G. Formação de professores e cotidiano escolar. Senac, São Paulo, 2009.
FERRAREZI JR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
GUIMARÃES, Ana Maria de Matos. O professor de Língua Portuguesa em processo de formação continuada: conjugando reflexão e ação. Calidoscópio, v. 14, n. 1, 2016.
GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de educação, v. 13, p. 57-70, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006
GONSALVES, Johnantan Pereira. Formação continuada de professores de matemática da educação básica: um estudo sobre a iniciativa foco na aprendizagem 2021. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69248 Acesso em: 23/Jan/2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e professional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. 9.ed.
LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. XV Semana de Humanidades de Universidade Federal do Ceará – UFC. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226 Acesso em: 23/Jan/2023.
MOURA, Diego Luz. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Editora CRV, 2021.
MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia MM; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945180201
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de pesquisa, v. 45, n. 157, p. 486-507, 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v45n157/1980-5314-cp-45-157-00486.pdf Acesso em: 23/Jan/2023
SILVA, José Cleyton Sousa. Programa foco na aprendizagem: as contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática. Anais do Seminário Docentes, 2021. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2021/02/210-Anexo-0001.pdf Acesso em: 23/Jan/2023.
SILVA, Ana Gisnayane Sousa; VALE, Iara Marques. A formação foco na aprendizagem em matemática: o uso dos cards com os professores da crede 13 fortalecendo a aprendizagem em tempos de pandemia. Anais do Seminário Docentes, 2021.