ENSINAMENTOS SOBRE TEORIA E PRÁXIS:
A EDUCAÇÃO COMO SABEDORIA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA EMANCIPAÇÃO HUMANA.
Palavras-chave:
Educação, Pensamento Crítico, EmancipaçãoResumo
A partir dos estudos e reflexões sobre a educação enquanto teoria filosófica para a construção
do licenciando em Filosofia, tendo como referencial teórico as obras da filósofa bell hooks, o
presente trabalho busca discutir a relação entre teoria e práxis, as quais são imprescindíveis
para a construção de uma educação emancipadora. É inegável a contribuição filosófica para o
Ensino, e para além disso, sendo responsável por situar os seres dentro de sua realidade,
ampliar o pensamento crítico, possibilitando de forma autônoma a construção do Sujeito.
Tem-se como objetivo apresentar a educação como sabedoria prática, ultrapassando as
epistemologias dominantes que hierarquizam o saber. Portanto, nosso trabalho busca mostrar
que o atual contexto societário exige, crescentemente, que se abordem temáticas aliadas à
práxis, as quais entendam e conduzam a construção humana, com o objetivo de prática de
liberdade e emancipação humana.
Downloads
Referências
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São
Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante,
2020.
HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante,
2021a.
HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).