A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO DAS REALIDADES SUPERIORES SEGUNDO AL-FĀRĀBĪ
Palavras-chave:
Al-Fārābī. Realidades Superiores. Conhecimento. Perfeição. Felicidade.Resumo
O presente trabalho é o resultado de um estudo acerca do processo de conhecimento segundo o filósofo árabe Abu Nasr Al-Fārābī (872-950). Nas obras farabianas, a epistemologia se coloca como um dos pontos mais relevantes para todo o seu sistema filosófico, pois é por meio do conhecimento que os seres humanos podem alcançar a perfeição e, consequentemente, a felicidade (sa‘ādah). Seguindo a linha da filosofia aristotélica, Al-Fārābī afirma que a felicidade deve ser compreendida como a vida contemplativa, sobretudo a contemplação daquilo que há de mais elevado: as realidades superiores. No decorrer de seus escritos, o filósofo árabe deixa claro que conhecer as realidades superiores é algo possível aos seres humanos. Contudo, na Epístola Sobre o Intelecto, Al-
Fārābī argumenta que o conhecimento é o processo no qual as formas são abstraídas da matéria. Disto, surge a seguinte questão: como é possível conhecer as realidades superiores, uma vez que elas não são formas unidas a uma matéria da qual possam ser abstraídas? A resposta a essa questão pode ser encontrada a partir de uma investigação sobre como os seres humanos conhecem, e se há neles algo que os torne aptos para uma apreensão direta das realidades metafísicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).