ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA ABORDAGEM DE MODELOS ATÔMICOS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Atividades Investigativas, Modelos Atômicos, ExperimentaçãoResumo
Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Essa metodologia é uma proposta inovadora na qual os alunos são desafiados a resolver problemas científicos, com finalidade educativa, nos quais terão que construir hipóteses e testá-las experimentalmente. O aspecto mais importante são as várias etapas bem definidas que a metodologia traz, como fazer o aluno, tanto individualmente como em grupo, defender sua hipótese ou decidir em grupo quais caminhos metodológicos tomar e quais os resultados mais adequados. Visto a importância desse tipo de atividade experimental, esse projeto de extensão objetivou colocar alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental como protagonistas na execução de atividades experimentais investigativas na própria escola. Assim, foi possível perceber que o contato dos alunos com essas atividades valorizou suas ideias, incentivou a autonomia e colocou o “erro” e as discussões que surgiram no centro da atividade científica, favorecendo o aprendizado de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e valores, e a alfabetização científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).