EDUCAÇÃO FILOSÓFICA PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA:
O QUE NOS DIZEM OS DOCENTES DO CARIRI?
Resumo
A presente pesquisa aborda o ensino remoto de filosofia na Região do Cariri, buscando identificar, por meio de uma pesquisa participante junto aos docentes de filosofia, como está se dando esse ensino em meio à realidade pandêmica, e se está contribuindo para a formação da consciência crítica dos estudantes de ensino médio de escolas públicas desta região do estado. Partimos da hipótese de que o ensino de filosofia exerce papel relevante em um processo educacional que intenciona permitir aos discentes um posicionamento crítico-reflexivo ante às manifestações das conjunturas históricas que incidem sobre nossas vidas. Nesta perspectiva, temos como objetivo geral: analisar se o ensino remoto de filosofia contribui para a formação da consciência crítica dos/das alunos(as) de ensino médio de escolas públicas estaduais do Cariri. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa que se iniciou com um estudo bibliográfico. Em seguida realizamos a pesquisa de campo com dezoito docentes de filosofia de escolas estaduais do Cariri compreendidas pelas CREDES 18, 19 e 20. Para essa atividade de campo formamos grupos de discussão que atuaram em reuniões gravadas pelo Google Meet. Para a análise dos dados utilizamos o método hermenêutico-dialético. Pudemos destacar que na percepção dos docentes a aprendizagem de filosofia para a formação da consciência crítica por meio remoto é possível, mas mediante as dificuldades decorrentes das peculiaridades desse momento pandêmico, vivenciados por nós docentes e mais ainda pelos nossos discentes, constatamos que há deficiências em comparação com o ensino presencial.