COMO A MATEMÁTICA É CONTEMPLADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NO BRASIL:A PRESENÇA DA PRÁTICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A PRESENÇA DA PRÁTICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Trata-se de um estudo qualitativo apoiado por dados quantitativos, de alcance descritivo e realizado na modalidade de mapeamento cujo objetivo foi investigar a presença de disciplinas de estágio supervisionado e de disciplinas que contemplam o termo “prática” no currículo dos cursos de Pedagogia a distância no Brasil, a partir da questão deflagradora sobre como a matemática é contemplada nesses cursos. O corpus foi composto por 238 instituições de Ensino Superior que ofertavam o curso de Pedagogia na modalidade a distância (EAD) e estavam cadastrados na plataforma e-MEC em 2019. O resultado revela a irrisória presença dessas disciplinas e consolida a fragilidade da formação do professor pedagogo no que concerne à docência em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
BRASIL. (2015) Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 julho 2015.
BRASIL. (2017) Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União, DF, 23 maio 2017.
e-MEC. Ministério da Educação. https://emec.mec.gov.br/. Acesso 01/junho/2019
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: políticas e programas. Paradigma, Vol. XLII, Nro. Extra2: Políticas, Programas e Práticas. 2021, p. 01-17.
GATTI, B. A., BARRETO, E.S., ANDRÉ, M. E., ALMEIDA, P.C. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GUÉRIOS, E., GONÇALVES, T.O. (2019). Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Educar em Revista, n. 78, p. 27-45. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68973/60572
MINDAL, C; GUÉRIOS, E. (2013) Formação de professores em instituições públicas de ensino superior no Brasil: diversidade de problemas, impasses, dilemas e pontos de tensão. Educar em Revista, n. 50, p. 21-33.
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34722/21527
SAMPIERI, R. H., COLLADO, C. F., LUCIO, A. B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: PENSO. 2013