O “LUGAR” DA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD

Palavras-chave: Pedagogia EAD;, Matemática, Saberes Docentes

Resumo

O presente artigo tem o propósito de apresentar reflexões sobre a influência do “lugar” ocupado pelas disciplinas na matriz curricular dos cursos de formação inicial do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas ao conhecimento matemático, na constituição dos saberes docentes. Para a discussão teórica, foram utilizados estudos de Gatti e Nunes (2009), Libâneo (2013), Tardif (2002), Gauthier (1998) e Shulman (1986, 1987, 2004 e 2005). A partir da tabulação e da análise dos dados obtidos na pesquisa intitulada “Formação inicial de professores que ensinam Matemática com foco na Licenciatura em Pedagogia EaD”, conclui-se que a organização das matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia EaD não favorece uma compo- sição de saberes distintos — que promova a integração dos componentes curriculares considerados teóricos e práticos —, nem a valorização dos aspectos conceituais, pedagógicos e curriculares das áreas do conhecimento escolar, mais especificamente, da Matemática.

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Biografia do Autor

Denise Knorst da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, RS, Brasil.  Endereço para correspondência: Rua Maranhão, 635, apto. 12, Bairro Bela Vista, Erechim/RS, CEP 99704-000. E-mail: denise.silva@uffs.edu.br.

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Luciana Miyuki Sado Utsumi, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, SP, Brasil. Rua Maria Adelaide Rossi, 221, apto 51, Bairro Jardim Chácara Inglesa, São Bernardo do Campo/SP, CEP 09726-090. E-mail: luciana.sado@gmail.com.

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Publicado
28/04/2022