CURSOS DE PEDAGOGIA EAD:ANÁLISE DA CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS FUTUROS PROFESSORES
ANÁLISE DA CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS FUTUROS PROFESSORES
Resumo
Enquanto membros dos Grupos de Trabalho (GT) Formação de Professores que Ensinam Matemática e Matemática
na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Sociedade Brasileira de Educação
Matemática (SBEM), nos mobilizamos para investigar como a matemática é contemplada nos cursos de Pedagogia
na modalidade educação a distância (EAD). Neste texto, discutimos a formação matemática de professores
nessa modalidade de ensino, o número de vagas ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e a relação
entre a carga horária total do curso e a carga horária dedicada à matemática. O corpus inicial do estudo
contou com 186 cursos de Pedagogia EAD que, em 2019, constavam como cursos ativos no e-MEC. O estudo
revelou que nem todas as instituições cumprem a carga horária mínima prevista pela Resolução nº 2/2015 do
Conselho Nacional da Educação (CNE), que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de
licenciatura. Em relação às disciplinas de conteúdo de matemática, observamos que a maioria se limita a uma
única disciplina. A carga horária total dedicada à matemática, em relação à carga horária da maioria dos cursos,
não passa de 4%. Além desses aspectos, constatamos que 62% das vagas são ofertadas por oito instituições
privadas. Assim, concluímos que a formação de professores nos cursos de Pedagogia EAD tem sido feita predominantemente
por intermédio de instituições privadas e que a formação matemática nos cursos, em geral, apresenta
carga horária diminuta e insuficiente para uma formação adequada na área, que deve contemplar não somente o
conhecimento pedagógico dos conteúdos, mas também o conhecimento dos fundamentos matemáticos.