CURSOS DE PEDAGOGIA EAD:ANÁLISE DA CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS FUTUROS PROFESSORES
ANÁLISE DA CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS FUTUROS PROFESSORES
Palavras-chave:
Formação Inicial; Formação Matemática; Licenciatura em Pedagogia; Pedagogia EAD.Resumo
Enquanto membros dos Grupos de Trabalho (GT) Formação de Professores que Ensinam Matemática e Matemática
na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Sociedade Brasileira de Educação
Matemática (SBEM), nos mobilizamos para investigar como a matemática é contemplada nos cursos de Pedagogia
na modalidade educação a distância (EAD). Neste texto, discutimos a formação matemática de professores
nessa modalidade de ensino, o número de vagas ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e a relação
entre a carga horária total do curso e a carga horária dedicada à matemática. O corpus inicial do estudo
contou com 186 cursos de Pedagogia EAD que, em 2019, constavam como cursos ativos no e-MEC. O estudo
revelou que nem todas as instituições cumprem a carga horária mínima prevista pela Resolução nº 2/2015 do
Conselho Nacional da Educação (CNE), que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de
licenciatura. Em relação às disciplinas de conteúdo de matemática, observamos que a maioria se limita a uma
única disciplina. A carga horária total dedicada à matemática, em relação à carga horária da maioria dos cursos,
não passa de 4%. Além desses aspectos, constatamos que 62% das vagas são ofertadas por oito instituições
privadas. Assim, concluímos que a formação de professores nos cursos de Pedagogia EAD tem sido feita predominantemente
por intermédio de instituições privadas e que a formação matemática nos cursos, em geral, apresenta
carga horária diminuta e insuficiente para uma formação adequada na área, que deve contemplar não somente o
conhecimento pedagógico dos conteúdos, mas também o conhecimento dos fundamentos matemáticos.
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