APLICAÇÃO DA ABORDAGEM STEM INTEGRADA AO INGLÊS VOLTADA AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar os benefícios da abordagem STEM integrada ao Inglês para alunos do ensino médio público. Para tanto, foi realizada e reportada uma formação em STEM integrada ao Inglês (denominada STEM-English) que possibilitou uma experiência imersiva envolvendo alunos da EEMGAB e EEMTIT, localizadas na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. A fim de alcançar o objetivo deste trabalho foi adotada uma metodologia do tipo pesquisa participante, de procedimento bibliográfico e documental e abordagem qualitativa. Após a capacitação STEM-English, constatou-se que apesar da maioria dos alunos envolvidos fossem desconhecedores da abordagem STEM, esta abordagem juntamente ao Inglês contribuiu para o desenvolvimento intelectual dos alunos, facilitou o processo de ensino e aprendizagem, promoveu a participação dos alunos em projetos de pesquisas, ajudou-os a identificar problemas da sua comunidade e despertou-os a pensar em fazer ciência para resolução de problemas da sua realidade. Um dos principais achados deste trabalho é que a abordagem STEM-English mostrou-se adequada para os alunos desenvolverem o aprendizado num ambiente de ensino integralmente associado à pesquisa e estabelecer parcerias entre a universidade e o ensino básico. Espera-se com este trabalho estimular a aproximação da universidade com a escola do ensino médio por meio da abordagem STEM integrada ao Inglês, pois isso pode gerar um melhor entendimento sobre a real potencialidade não apenas da abordagem STEM em si, mas da concepção da escola como instituição que promove melhorias para a vida das pessoas e da sociedade.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Rodrigo; LEMOS, Laís. WhatsApp e multiletramentos na aprendizagem de inglês no Ensino Médio. polifonia, v. 24, n. 35/1, p. 73-94, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRUM, Larissa Cristina Cruz; DE OLIVEIRA, Fabio Machado. STEM EDUCATION IN IRELAND AND BRAZIL SCHOOL SYSTEM: ANALYSIS AND RECOMMENDATIONS. LINKSCIENCEPLACE-Interdisciplinary Scientific Journal, v. 7, n. 2, 2020.
COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António. Promover o ensino da matemática num contexto de formação profissional com STEM. Educación matemática, v. 31, n. 1, p. 235-257, 2019.
DAVID, Ricardo Santos. O Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em Escolas Públicas: O Real e o Ideal. Revista Ciências Humanas, v. 9, n. 2, p. 24-31, 2016.
FINARDI, Kyria Rebeca; SANTOS, Jane Meri; GUIMARÃES, Felipe Furtado. A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da coordenação de letramento internacional de uma universidade federal. Interfaces Brasil/Canadá, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 233-255, 2016.
FINARDI, Kyria Rebeca; TYLER, Jhamille. The role of English and technology in the internationalization of education: insights from the analysis of MOOCs. In: 7th international conference on education and new learning technologies. 2015. p. 11-18.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KRAMSCH, Claire. Teaching foreign languages in an era of globalization: Introduction. The modern language journal, v. 98, n. 1, p. 296-311, 2014.
LIMA, Joselma Ferreira; LIMA, Ivoneide Pinheiro. Interdisciplinaridade e Pesquisa na Formação do Professor de Matemática: conhecendo caminhos integradores na/pela sala de aula. Educação Matemática em Revista, v. 22, n. 54, p. 21-37, 2017.
MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, v. 83, n. 3322.3222, 2011.
NUGROHO, O. F.; PERMANASARI, A.; FIRMAN, H. The movement of stem education in Indonesia: Science teachers’ perspectives. Jurnal Pendidikan IPA Indonesia, v. 8, n. 3, p. 417-425, 2019.
NUNAN, David. The impact of English as a global language on educational policies and practices in the Asia‐Pacific Region. TESOL quarterly, v. 37, n. 4, p. 589-613, 2003.
PEREIRA, Reinaldo Arruda. A importância da Iniciação Científica na formação acadêmica e profissional do aluno. Davar Polissêmica, v. 7, n. 1, 2016.
PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). 2017. 1 recurso online (135 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em:
RITZ, John M.; FAN, Szu-Chun. STEM and technology education: International state-of-the-art. International Journal of Technology and Design Education, v. 25, n. 4, p. 429-451, 2015.
ROCHA, Liana B. de R.; GARCIA, Ana Letícia Souza. STEAM e design thinking: ferramentas transdisciplinares no ensino de inglês. Revista Polyphonía, v. 31, n. 2, p. 137-148, 2020.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. Ano I, nº I, julho de 2009.
SILVA , Simone da Conceição Rodrigues da. O sentido da educação integral nas práticas dos docentes do PROEITI: formação emancipadora? 2019. 165 fl., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
SILVA, Saulo H. C., TOLEDO, Marcos V. de S., CIZILIO, Luísa C. de B., LACERDA, Iago I., O uso de chatbot no auxílio de estudantes do ensino médio para o aprendizado em inglês. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 2933-2944, 2020.
WALDROP, M. Mitchell et al. Why we are teaching science wrong, and how to make it right. Nature, v. 523, n. 7560, p. 272-274, 2015.